Friday, June 8, 2007

Breve história da Ordem


A ordem violeta foi criada em 1917 por Marcel Duchamp. É uma associação de escritores e artistas plásticos que se mantém na utópica busca da obra perfeita. São os alquimistas da arte para poucos, os eternos amaldiçoados para muitos.
Adoptando uma nomenclatura típica da "arte real" alquímica, os seus membros reúnem-se em Magistérios sendo o líder do Supremo Magistério conhecido como Eterno-Espagiríta.
Mantida na obscuridade pelos seus 6 membros fundadores, Marcel Duchamp, Man Ray, Pierre Leroux, Francis Picabia, Emmy Masson e Danielle Leblanc, a ordem saiu do circuito "underground" em 2005 por intenção sufragada em conselho do Supremo Magistério pelo actual líder Emanuel Alves.
Durante a sua existência foram escritos 12 textos conhecidos como “manifestos violeta” e por intenção da ordem foram realizadas pequenas manifestações a nível público conhecidas como “revoluções violeta”.
Desde 1917 a Ordem conheceu vários líderes, desde Duchamp, passando pelo poeta Pierre Leroux, a escultora haitiana Danielle Lebranc, o alquimista Eugène Canseliet, o fotógrafo Man Ray, o escritor Jorge Luís Borges, o pintor Yves Klein e tantos outros que optam pelo anonimato e o circuito underground da busca da obra ideal.
Este blog tem a intenção de dar a conhecer o mais discreto movimento de artistas que a história presenciou e oferecer ao comum cibernauta, imagens e textos inéditos do poder criativo dos seus actuais 132 membros dispersos pelo mundo.

.'. Artur Royal

No comments: